domingo, 5 de fevereiro de 2012


História [ editar ]
O Porco do Vietname é, tal como o nome indica, um suíno originário do Vietname. O que distingue estes animais de outros porcos de quinta, é o seu tamanho. Um suíno típico das quintas portuguesas atinge mais de 400 kg. O peso do Porco do Vietname situa-se entre os 20 kg, enquanto jovem, e os 100 kg, já na idade adulta. O Porco do Vietname adulto pesa em média 60 kg.

Mas como o Porco do Vietname e o porco criado para alimentação pertencem à mesma espécie, podem acasalar e gerar descendência. Se pretender adquirir um Porco do Vietname procure um criador reconhecido para que passados alguns meses, não venha a descobrir que tem em mãos um animal bastante maior do que o esperado.

O Porco do Vietname vive em média 12 a 15 anos, sendo que o porco mais velho desta espécie morreu com 20 anos.
a editar: História [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Descrição [ editar ]
Os porcos do Vietname são suínos anões de cor preta. A barriga pronunciada valeu-lhes a alcunha de Porco Barrigudo, visto que é um dos seus traços mais diferenciadores em relação às outras raças de porcos.

a editar: Descrição [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Temperamento [ editar ]
O Porco do Vietname é um animal inteligente e curioso. É possível treinar este animal, tal como se treina um cão. Um Porco do Vietname aprende a fazer as necessidades em determinado espaço, a andar de coleira e até mesmo a fazer truques ou responder a comandos.

Afectuoso e brincalhão é bastante apegado à família, ao ponto de muitos donos chegarem a afirmar que são animais muito exigentes em termos de cuidados. Tal como acontece com os cães, se deixar um porco muito tempo sozinho, o animal fica aborrecido e pode desenvolver comportamentos destrutivos.

Apesar de afectuosos, os porcos nãos gostam de ser pegados ao colo nem acariciados como um cão ou gato. Ser levantado do chão é um sinal de ameaça para eles, o que pode provocar comportamentos agressivos. Daí que o Porco do Vietname não seja o animal ideal para crianças.

O Porco do Vietname tem um apetite voraz, que aliado à sua inteligência significa sarilhos. Estes animais aprendem facilmente a abrir portas de frigorífico, armários, entre outros. Podem até tornarem-se agressivos perante crianças com comida.

A curiosidade do Porco do Vietname leva-o a participar facilmente em brincadeiras, mas também a explorar tudo o que o rodeia com o seu focinho.

Territorial, o Porco do Vietname tem um forte sentido de dominância. O dono deve-se impor desde o início através de um treino consistente e firme com base no reforço positivo. Este animal não reage bem a castigos físicos. A chave é ter paciência, mas se ensinar o Porco do Vietname a respeitar a família e a aprender o significado da palavra “não”, consegue ter uma animal bem treinado.

Entre as companhia a evitar do Porco do Vietname está o cão. Os porcos são presas naturais dos cães e estes têm tendência a atacar. Geralmente é o porco que provoca, roubando comida ou brinquedos do cão, mas acaba por ser quem sai ferido. Existem casos relatados de Porcos de Vietname mortos por cães com quem conviveram durante anos.

As fêmeas desta raça têm um temperamento meigo, enquanto os machos são mais agrestes. Sociável, o Porco do Vietname gosta de ter a companhia de outros da mesma espécie.

O Porco do Vietname atinge a maturidade sexual bastante cedo, apesar de fisicamente só se tornaram adultos aos seis anos de idade.

a editar: Temperamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Dieta [ editar ]
O Porco do Vietname é omnívoro e come praticamente qualquer coisa que lhe oferecem. Contudo, devido à tendência para engordarem e por se tornarem facilmente em mendigos de comida, o ideal é fornecer uma dieta equilibrada com base numa rotina diária e limitar as guloseimas ao treino do animal. O Porco do Vietname deve ser alimentado duas vezes por dia.

A dieta do Porco do Vietname deve ser rica em fibras e baixa em calorias. Existem rações específicas para Porcos do Vietname no mercado, mas pode ter de recorrer à importação para ter acesso a elas. A ração de gato ou cão não é adequada para Porcos do Vietname pois têm uma percentagem muito elevada de proteína. Também a ração para porcos de alimentação não se adequa ao Porco do Vietname, uma vez que engorda demasiado.

Os alimentos verdes e a fruta devem estar sempre presentes na dieta do Porco do Vietname. Pepino, cenoura e couve, são, por exemplo, boas opções. Por dia, duas mãos cheias de vegetais cortados às rodelas são a porção ideal para um porco adulto. A fruta pode ser guardada para ser dada como guloseima durante os treinos. O Porco do Vietname aprecia muito maça e uvas.

Feno deve também estar sempre disponível, tanto para comer como para empilhar e esgravatar.

Comida com sal ou açúcar nunca deve ser dada.

Água fresca deve estar sempre disponível num recipiente pesado que não possa ser virado pelo porco.
a editar: Dieta [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Alojamento [ editar ]
O Porco do Vietname necessita de um espaço abrigado onde possa dormir. Dentro de casa, deve ter acesso a um sítio almofadado ou com cobertores para se aquecer. Fora de casa deve criar uma área com terra mole para poder satisfazer a sua necessidade de explorar com o focinho, esgravatando a terra e feno.

a editar: Alojamento [ fechar ]
Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS

Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Saúde [ editar ]
O Porco do Vietname também necessita de ir ao veterinário. Como este animal ainda é pouco conhecido em Portugal, pode optar por se dirigir não a um veterinário de animais de estimação, mas sim de animais de quinta.

O Porco do Vietname necessita de um plano de vacinação. Os pés devem também ser tratados regularmente.

Como o Porco do Vietname é ainda relativamente desconhecido em Portugal, há poucos exemplos pelos quais as pessoas se podem guiar e é frequente caírem no erro de alimentar em demasia o animal. O Porco do Vietname não deve ter pregas de gordura no corpo e a barriga não deve tocar no chão. Exercitar o Porco do Vietname é fundamental para o manter saudável.